Como se tornar referência no mercado de Design de Interiores

Amar o que se faz é fundamental para o sucesso de qualquer carreira. Mas só isso não vai garantir que você vença no mercado que escolheu, o mercado de design de interiores.

Como profissional iniciante você pode ficar perdido, sem saber o que fazer, como divulgar seu trabalho e se tornar conhecido na sua região ou cidade. 

Para que você se torne uma referência dentro do mercado de Design de Interiores, será necessário buscar formas de empreender o seu negócio e se posicionar no mercado.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos mostrar exatamente tudo que você precisa saber sobre como se tornar uma referência dentro do mercado de Design de Interiores, dando dicas importantes e aprofundando questões interessantes e muito úteis.

Encarar a profissão como um negócio

Um dos grandes diferenciais que podem fazer com que um profissional de design de interiores possa ser de fato uma verdadeira referência dentro do mercado tem a ver como ele encara sua profissão.

Os mais gabaritados profissionais do mercado de interiores simplesmente costumam encarar sua profissão não apenas como algo para o seu sustento, mas também como sendo um verdadeiro negócio.

E com isto, investem pesado em melhorias, buscam se especializar para dar aos seus projetos os resultados esperados e procuram investir também em publicidade e marketing para consolidar seus nomes como marcas dentro do mercado.

Ao fazer isto, estes profissionais deixam de ser apenas Designers de Interiores autônomos para se converterem em verdadeiras empresas, começando a se posicionar de modo diferente dentro do mercado.

E por conta disto, naturalmente, seus nomes passam a ser mais lembrados pelas pessoas, e rapidamente, eles acabam se tornando referências dentro do mercado de design de interiores, que é um dos mais acirrados da atualidade.

Escolha um nicho de mercado e especialize-se nele

Outra questão que quem deseja se tornar referência dentro desse mercado precisa entender de uma vez por todas é que este mercado é realmente imenso, muito maior do que se possa imaginar.

Com isto, a concorrência é igualmente imensa, mas também são grandes as oportunidades de se ganhar muito dinheiro, por isso é muito importante que se tenha consciência do real tamanho do mercado.

Com grandes oportunidades, a verdade é que um profissional de design de interiores pode muito bem aproveitar e explorar tudo que este mercado imenso tem a oferecer.

Há oportunidades dentro das áreas residenciais, que são excelentes e permitem que não apenas a criatividade seja explorada, mas também a capacidade de simplesmente dar soluções simples para problemas que parecem complicados.

Os desafios são muitos também dentro da área comercial e o mesmo pode ser dito da área corporativa, e com isto, um profissional que eleger um nicho dentro de uma destas áreas e se especializar poderá simplesmente virar uma referência nela rapidamente.

Identifique seu público alvo

Se você escolheu um nicho para atuar, então agora você precisa definir quem é o público que compõe esse nicho.

E identificar o público-alvo não é apenas definir quem serão as pessoas que irão compor este público, mas também procurar entender suas necessidades, procurando conhecer melhor estas pessoas e seus anseios.

Sem ter um público-alvo bem definido, o profissional de Interiores passa a ter menos chances de conseguir se consolidar no mercado, e passa a ter maiores dificuldades, para direcionar suas ações e suas campanhas publicitárias, por exemplo.

O profissional de Design de Interiores iniciante precisa focar em único nicho e em seu público para só depois que estiver estabelecido nele, avançar para outros nichos e áreas. Essa é a forma mais rápida de conseguir espaço no mercado e se tornar referência nele.

Internalize isso!

Defina o público-alvo do nicho de mercado que decidiu trabalhar e só avance para outro nicho quando estiver estabelecido no primeiro nicho escolhido. Essa é a máxima do ditado: Pense grande, comece pequeno.

Conheça o seu público-alvo

Quando você escolhe um público-alvo dentro de um nicho de atuação será necessário pesquisar sobre esse público, quem são, o que fazem, que idade tem, seus hábitos e principalmente, suas necessidades e dificuldades.

A interação com esse público será fundamental para conhecer suas dificuldades, portanto abrir um canal de conversação com ele pode ser uma rica experiência para o profissional e uma forma de atrair esse público para os serviços que o profissional pode oferecer.

Esse canal de conversação pode ser feito, por exemplo, através de palestras gratuitas nos locais onde esse público pode ser encontrado, e ao final de cada palestra abrir para dúvidas e perguntas. As pessoas vão interagir e você terá muito material para elaborar seu portifólio de soluções.

Desenvolva a habilidade de conhecer seu público-alvo, descubra quais as dificuldades e necessidades que eles apresentam.

Com as dúvidas e perguntas levantadas nas suas palestras, crie soluções para as dificuldades mais comuns do seu público alvo.

Criando Soluções Para os problemas dos seus clientes

Quando você for falar de trabalho com esse público você terá uma boa ideia de como resolver os problemas comuns e causará boa impressão durante a entrevista por mostrar intimidade com o assunto em questão já de início.

Seu portifólio irá crescer e sua fama no nicho de atuação também, quando mencionarem projeto de interiores no nicho que você escolheu atuar, você será o especialista na lembrança das pessoas.

Criar soluções para os problemas mais comuns do seu público-alvo é muito importante para o seu negócio.

Resumo da ópera

Resumindo, para se tornar referência no mercado de design de interiores, você precisa: 

1) definir o melhor nicho para você atuar

2) identificar seu cliente ideal

3) criar presença no seu nicho de atuação oferecendo soluções aos seus clientes ideias

O mercado de interiores está evoluindo, as antigas formas de trabalhar e conseguir clientes estão cada vez mais obsoletas e se você quer se estabelecer nele, precisará desenvolver habilidades de empreendedorismo, marketing e negociação.

Observe como os grandes nomes da área estão trabalhando, eles tem blog, fanpages, canal no youtube, instagram, pinterest, lista de e-mail construída através dos seus blogs e anúncios direcionados ao seu público alvo na internet.

Eles se relacionam com seu cliente ideal, através desses vários canais, por isso tem sucesso atuando como designers de interiores.

Dedique tempo para aprender essas habilidades, filie-se a instituições voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo como o Sebrae e outras mais direcionadas aos profissionais de interiores que estão surgindo, como o Viva Decora. 

E se você gostou deste artigo, comente e compartilhe com seus amigos e colegas de profissão 🙂

Siga a profissão que você ama!

Baixe o seu Guia e receba informações que vão te ajudar a se sair bem no mercado de Design de Interiores!

Deixe um Comentário