O que é planejamento de ambientes?

o que é planejamento de ambientes

Muitos podem pensar que o planejamento de ambientes é o ato de projetar ambientes, mas não, o planejamento é a fase que antecede o projeto de ambientes. Fase essa de suma importância se você quiser projetar espaços que realmente farão a diferença na vida do seu cliente!

Neste artigo eu espero te ajudar a entender mais sobre isso e até mesmo te incentivar a se especializar nesse assunto. Então vamos lá!

Entendendo o planejamento de ambientes

entendendo o planejamento de ambientes-2

Se você é um estudante ou profissional recém formado em design de interiores e atua na área, já pode ter presenciado  algum colega ou você mesmo recebendo um cliente e, sem obter as informações necessárias,  parte para projetar um ambiente ou a casa toda do cliente se valendo da sua criatividade e bom gosto, e faz um projeto lindo!

Mas quando você apresenta sua obra de arte ao cliente, descobre que o que você projetou não resolve os problemas e as necessidades que ele tem, o projeto não está funcional para o seu cliente.

Isso mesmo, não funciona!

Quando me refiro à funcional, quero dizer, o alinhamento e aproveitamento de todo ambiente contemplando as soluções que o cliente precisa.

Como uma casa pequena, que consegue ter sofá, mesa lateral, televisão, cômoda e tudo funcionar.

Ou abrir a porta e ela não travar no sofá, a sala de TV não ter seu uso prejudicado por um projeto de iluminação mal planejado e assim vai…

É considerar elementos além da beleza e boa decoração – medidas que um profissional de interiores qualificado tem que conhecer e considerar em qualquer projeto.

Está ai, FUNCIONALIDADE é a palavra, e o planejamento de ambientes é o caminho para conseguir um ambiente alinhado e ideal para seu cliente, onde tudo possa executar sua função, sem prejuízos.

Mas como se faz o planejamento de ambientes?

Primeiro entenda qual é o objetivo do ambiente que está sendo planejado, para quem, de que idade, criança, adolescente, adulto ou idoso?

Comece com essas perguntas básicas, depois tente conversas informais com o cliente em outro encontro, num café, por exemplo, para falar mais sobre o projeto e sondar o cliente buscando por mais informações e interesses. Acredite, você vai descobrir bem mais nesse tipo de conversa do que fazendo um questionário padrão.

É fundamental conhecer seu cliente e saber o que ele realmente espera de você e fazer com que o projeto atenda às necessidades dele. Pois, caso algum erro ocorra, a responsabilidade é sua, o projeto é seu e a responsabilidade de consertá-lo também é.

Lembre-se, o ambiente tem que funcionar de acordo com o seu cliente.

Por exemplo, você está decorando um quarto de bebê. Ele deve ter, além dos encantos e dos enfeites, um espaço para a mãe cuidar do seu bebe. Também deve ser levado em consideração que haverá visitas e por isso deve ter espaço para elas. É um ambiente tanto íntimo quanto social.

Todos os pontos devem ser pensados e conversados com o cliente, não foque apenas na decoração faça o planejamento do todo.

Talvez essa seja a grande sacada, você está planejando um ambiente para alguém viver lá. Não pense só na beleza, se imagine lá também e pense como seria.

Qual a importância de planejar ambientes?

A importância é entregar um trabalho bem mais completo e profissional, e é claro você pode ganhar mais com isso. Afinal seu trabalho será maior também.

Entre no universo do seu cliente e mostre que ele pode ter o que sempre sonhou, quem sabe até mais. Seu cliente provavelmente não tem o conhecimento que os profissionais de interiores tem, portanto ele não sabe o que é possível e o que não é possível fazer nos espaços que dispõe.

Vou dar um exemplo bem simples, o cliente quer uma sala aconchegante para receber amigos e parentes e assistir confortavelmente a filmes e jogos na televisão. Então ele vai em busca dos móveis que acredita serem os mais indicados para essa situação e quando estes são entregues não cabem no espaço ou atrapalham a circulação ou então nem passam pela porta de entrada. 

Ele não pensou na circulação, fluxo, funcionalidade, nada! Simplesmente saiu e foi comprando o que gostou.

É seu papel, como profissional contratado e conhecedor de planejamento de ambientes, ajudar seu cliente a entender quais móveis são os mais indicados para o espaço e que tipos de soluções deverão ser empregadas para dar o resultado que ele deseja, respeitando a circulação, funcionalidade, com efeito estético adequado ao ambiente e ao desejo do dele.

Planejar ambientes é trabalho sério e os profissionais hábeis nesse assunto são os que conseguem compreender as necessidades dos clientes, seus desejos e adequá-los aos espaços disponíveis. Seus projetos são os mais certeiros e seus clientes mais satisfeitos.

Para ser um bom planejador de ambientes, além do que foi dito até agora, é preciso saber sobre:

  • Os tipos de moradia e como isso afeta o projeto
  • Funções dos projetos – como determina-las para cada projeto
  • Distribuição de móveis nas áreas sociais
  • Distribuição correta nos ambientes da área de serviço
  • Fluxos das áreas íntima, social e de serviço
  • Como Montar a Setorização residencial
  • Como Montar o Fluxograma residencial
  • Como Montar a Setorização de ambientes comerciais
  • Distribuição de móveis em setores comerciais

Então, porque não investir nesse conhecimento? Em qualquer área quanto mais nos especializamos, melhor poderemos executar nossos trabalhos.

Ficou interessado nesse assunto? Quer saber mais sobre como fazer planejamento de ambientes?

Então você tem que conhecer o Curso de Planejamento de Ambientes que a arquiteta e designer de interiores Amanda Marques fundadora da AM Cursos Online criou.

Os professores são altamente capacitados e possuem experiência no mercado, o que viabiliza muito mais o curso.

O cerificado possui reconhecimento em território nacional e é também pode ser aceito como atividade extracurricular.

Se quiser saber mais sobre o curso, veja o review que escrevi sobre ele aqui.

Talvez o up da sua carreira esteja aí. Não se acomode, aprenda tudo o que for necessário para desenvolver a sua carreira, deixe seus clientes satisfeitos e seja totalmente bonificado por isso.

Comece já a planejar sua carreira, assim como você fará com os ambientes.

review planejamento de ambientes-botão

Siga a profissão que você ama!

Baixe o seu Guia e receba informações que vão te ajudar a se sair bem no mercado de Design de Interiores!

Deixe um Comentário