A anatomia do projeto de móveis: 03 etapas para você ser eficiente
Olá profissional de interiores! Vamos colocar ordem e eficiência nos projetos de móveis (e qualquer outro tipo de projeto) que estamos fazendo para nossos clientes?
Então continue lendo e veja como fazer isso.
Todo trabalho para ser bem executado, precisa ter etapas bem definidas que darão ao projeto, começo, meio e fim.
Em Design de Interiores não é diferente, seja para planejar um ambiente, fazer um projeto de paginação de revestimentos de pisos e paredes ou projetar móveis, será necessário dividir o trabalho em etapas para cobrir tudo o que envolve o trabalho em questão e conseguir atingir os desejos e necessidades do seu cliente e também as suas necessidades como profissional.
Então vejamos quais são as 03 etapas para realizar um projeto de móveis para um cliente:
O que você vai aprender neste artigo
Etapa 1: Entrevista com o Cliente (briefing)
Essa etapa serve para você conhecer melhor o seu cliente e estabelecer a forma de trabalho que será desenvolvido. Para realizar o briefing, você deve seguir 04 passos:
Passo 1: Perfil do Cliente
Para definir o perfil do cliente, é necessário aplicar um questionário que vai ajudar a conhecer desejos e necessidades dele.
Além disso, exercite seu poder de observação, estabeleça conversas informais com seu cliente em momentos diferentes e perceba detalhes que ele não está dizendo ao responder ao seu questionário de briefing.
Você pode usar inicialmente as seguintes perguntas na sua entrevista:
1) Quem vai habitar o ambiente?
2) Quantos moradores há na casa?
3) Há portadores de necessidades especiais?
4) Quais os Hobies dos moradores de cada ambiente a ser projetado?
5) Quais as idades das pessoas que vão habitar os ambientes a serem projetados?
6) Qual e estatura dos moradores que vão usar os ambientes projetados?
7) Tem animais de estimação?
8) Quais são as cores favoritas?
9) O que você gostaria ou não gostaria de ter no espaço?
10) Qual é o estilo do morador?
11) Quais são os gostos pessoais dos moradores?
Com o tempo, você perceberá a necessidade de acrescentar outras perguntas e logo terá seu próprio questionário baseado na sua experiência com seus clientes.
Passo 2: Definição do Espaço
Respondidas as questões do briefing, é hora de voltar a atenção ao espaço a ser projetado:
- definir com o cliente o uso do ambiente
- medir o espaço
- tirar fotos dele
- definir a ergonomia adequada a ele
- fazer anotações
Passo 3: Orçamento
Como vimos até agora, para criar projetos de móveis para nossos clientes, é necessário avaliar sonhos, desejos e as reais necessidades de uso dos ambientes.
Conhecendo todos esses quesitos, prepare um orçamento que considerará, dentre outras coisas, os serviços que serão realizados, etapas do projeto, valores e prazos para realização de cada etapa.
Você deve estar preparado para, ao apresentar o projeto e orçamento ao seu cliente, renegociá-lo, pois certamente ele vai questionar alguma coisa, valores, prazos, materiais que serão usados, etc.
Dica: Não caia na armadilha de baixar demais seus preços com medo de perder clientes, você pode acabar tendo que pagar para trabalhar.
Seu cliente precisa perceber o valor e não o preço do seu projeto. Qual é o valor de um projeto inteligente, bem elaborado, pensado nos mínimos detalhes, adequado às necessidades dele, que vai facilitar e tornar prática a vida dele, além de deixar os ambientes elegantes e convidativos?
Percebe a diferença?
Passo 4: Contrato
Uma vez aprovado o orçamento é hora de formalizar o contrato.
Não inicie o trabalho antes de elaborar o contrato, essa é a ferramenta que vai resguardar o seu trabalho e o que foi decido entre você e seu cliente.
Sem ele você corre o risco de ter que arcar com trabalhos que não foram acordados anteriormente, porque no orçamento não há detalhes suficientes sobre o trabalho que está envolvido em cada item, dando margem a questionamento por parte do seu cliente, que pode querer que você execute serviços que não foram considerados na época do fechamento do orçamento, causando prejuízo a você.
O contrato serve para especificar tudo o que foi acordado entre vocês, se, por exemplo, foi contratado somente o projeto de móveis, o contrato descreverá todos os serviços envolvidos apenas para o projeto de móveis.
Se foi acordado paginação de pisos, revestimentos e projeto de móveis, então o contrato descreverá todos os serviços envolvidos para os projetos de paginação de pisos e revestimentos e de móveis.
O contrato não deixa dúvidas sobre os serviços que as partes acordaram e tem que ser cumprido por ambos os lados.
Pensando no nosso tópico (Projeto de Móveis), as partes podem acordar que a cobrança será feita por uma das seguintes maneiras:
Por projeto:
Cobrança somente pelo desenvolvimento do projeto
Por projeto e execução do projeto:
A cobrança será feita para desenvolver e acompanhar a execução do projeto
Por execução do projeto:
O cliente possui projeto e você fará apenas a execução do projeto
Etapa 2: Desenvolvimento do Projeto
Com o contrato assinado é hora de seguir para o desenvolvimento do projeto, que é dividido em 03 passos:
Passo 1: Estudo Preliminar
Baseado nas pesquisas de briefing feitas com o cliente, você apresenta pelo menos 03 desenhos em 3D, são 03 propostas diferentes que contemplem os desejos e necessidades dele.
Não use desenhos técnicos nesta fase, foque nos desenhos 3D para que seu cliente compreenda as suas propostas.
Deixe seu cliente fazer as observações e sugestões que ele julgar pertinentes e faça as modificações solicitadas.
Passo 2: Anteprojeto
Depois de discutido e aprovado o estudo preliminar, é hora de preparar os desenhos técnicos, planta baixa, corte, elevação e todos os detalhes que vão permitir que o projeto seja executado.
Apresente ao cliente os desenhos técnicos e desenhos em 3D para uma última análise e alterações.
Depois de aprovado, o passo seguinte é o projeto executivo.
Passo 3: Projeto Executivo
Aqui se detalha todo o projeto, com cotas, dimensões específicas e medidas milimétricamente perfeitas dos móveis planejados.
Junto com o projeto executivo, prepara-se também o memorial descritivo, que são as especificações do projeto, tipos de madeira, acabamentos, tipos de puxadores, ferragens e todas as especificações dos desenhos.
O projeto executivo e o memorial descritivo são peças fundamentais para a marcenaria ou empresa de móveis planejados que vai executar o projeto.
Esses documentos são entregues ao cliente e nessa hora inicia-se a etapa 3:
Etapa 3: Execução do Projeto
Se o contrato firmado entre você e seu cliente envolve a execução do projeto, então você deve acompanhar de perto a execução e instalação dele.
Pode ser que o cliente não te contrate, inicialmente, para acompanhar a execução do projeto por acreditar ser desnecessário.
Entretanto, é provável que ao longo do processo ele perceba que precisará ter um profissional preparado para acompanhar execução e instalação e então ele pode querer te contratar quando essa hora chegar. Fique atento.
Seguindo essas 03 etapas você terá sucesso quando for desenvolver projetos de móveis e outros projetos que seus clientes solicitarem.
Dica Final
Tem um livro que eu gosto muito, ele não é sobre o básico do projeto de móveis, mas é um bom material de complemento para o designer de interiores, é o livro: Mobiliário para o Design de Interiores.
Ele trata sobre a especificação de móveis, mostra como projetar as diversas peças apontadas no livro, como detalhá-las para fabricação e os vários materiais que se pode usar.
Na Amazon ele costuma sair mais em conta, mas você também vai encontrá-lo na Livraria Saraiva e em outras livrarias. A imagem dele é essa:
Se você gosta de aprofundar seus conhecimentos, esse livro é uma peça que deve fazer parte da sua biblioteca profissional.
E se você gostou desse artigo comente aqui embaixo e compartilhe com quem mais você achar que precise dessa informação.
4 Comentários