Sobre o autor da interiorando

Olá, sou a Vannia Bertholldo, criadora do blog interiorando e profissional de interiores que iniciou carreira da mesma forma que muitos profissionais da área, na raça!

Acho que sempre tive o “bichinho do design” morando em mim, sempre gostei de mudar móveis de lugar, usar cores mais ousadas no sofá e tinha a minha coleção de revistas Casa Claudia, uma assinatura que eu renovava todo ano, religiosamente nos últimos 10 anos. Isso deveria querer dizer alguma coisa, não?

Minha Breve História

Eu estava infeliz com o que eu fazia, querendo mudanças e decidi que iria atuar numa área que me encantasse, que me devolvesse o prazer do desafio e da realização.

Então, depois de investigar meus talentos e interesses, decidi entrar no ramo do Design de Interiores.

Eu já não era uma jovenzinha iniciando carreira após sair da faculdade, pelo contrário, era uma profissional de outra área, perto dos 40 anos, iniciando carreira numa nova área.

Não tinha nenhum conhecimento técnico na área, minha formação era outra, Administração de Empresas, minha experiência era construída em áreas diversas, contabilidade, marketing e vendas na indústria farmacêutica, migrando para empresas de varejo de utilidades domésticas e era com essa bagagem que ia entrar nesse “trem”!

Talvez pela vivência e experiência em outras áreas com planejamento, atendimento a clientes e vendas, tenha sido um pouquinho mais fácil encarar a mudança.

Porque boa parte do trabalho na área de design de interiores envolve isso, planejamento, atendimento a clientes e venda do produto, projeto ou serviços, seja num escritório de arquitetura ou design de interiores, seja numa loja de decoração ou de revestimentos.

Meu Início

Eu comecei numa loja de móveis de luxo, lá fui treinada em ambientação de mobiliário, elementos da decoração, a desenhar plantas baixas, e em atendimento ao cliente.

Essa empresa treina seus parceiros, mesmo que já tenham formação em design de interiores e arquitetura, para torná-los capazes de atender adequadamente o tipo de cliente que a loja recebe, aprendi muito lá.

Mas é claro que sem o conhecimento técnico aprofundado na área não dá para ir muito longe, é assim em qualquer profissão, é preciso estudar, obter formação na área para se estabelecer e construir uma história de sucesso como um profissional de interiores.

O que percebi

Durante meu período de atuação naquela empresa e depois numa outra do mesmo ramo, percebi que os iniciantes na área eram os que mais tinham dificuldade em se estabelecer e essa dificuldade vinha de duas fontes:

  1. Falta de segurança no seu próprio conhecimento técnico para apresentar projetos e soluções aos clientes;
  2. Pouca habilidade em sondar clientes e entender suas reais necessidades para propor soluções adequadas a eles.

Acredito que parte do problema surge no sistema de ensino que não prepara completamente o profissional da área para o mercado (não fosse isso a loja onde iniciei carreira e outras do mesmo nível não estariam se dedicando a aprimorar conhecimentos e habilidades de profissionais formados).

E parte do problema vem do próprio profissional, na verdade, da condição humana de sentir medo e insegurança enquanto os “calos” da profissão ainda não estão desenvolvidos.

Por isso resolvi criar a Interiorando, um espaço para profissionais iniciantes, formados, recém-formados e interessados na áreas de Design de Interiores com o objetivo de trazer orientações, indicações pertinentes e promover o diálogo e a troca entre profissionais.

Desde já, sinta-se à vontade para acompanhar, comentar e sugerir temas que você gostaria de ver abordados aqui, o espaço é seu!

Vannia Bertholldo
www.interiorando.com